segunda-feira, 22 de julho de 2013

4 parte troca de alimentos

Olá meninas , hoje vamos acompanhar nossa
Parte da
troca inteligente dos alimentos...

Hoje é sobre o café da tarde para quem sempre gosta de comer alguma coisa no meio do dia, nada melhor do que comer algo que nem imaginamos que trocados são mais saldáveis ?


Vamos começar pelo famoso pãosinho:


Pão francês com manteiga x Pão integral com azeite

 por que maneirar:

Aqui a combinação, apesar de deliciosa, não é ótima fornecedora de fi. E a manteiga está cheia de uma gordura perigosa ao coração, que atende pela alcunha de saturada.



Aviso aos hipertensos: essa mistura é bem salgada: disponibiliza nada menos do que 330 mg de sódio 



Pão integral com azeite - por que aproveitar:

Essa dupla ajuda a garantir a disposição de maneira equilibrada e não bota a saúde em risco. Muito pelo contrário. O pão integral oferece fibras que atuam em prol da digestão e o azeite, bem, ele está lotado de benefícios. É que mais da metade de sua fórmula é pura gordura monoinsaturada, substância capaz de reduzir os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. O óleo de oliva tem ainda pitadas de ômega 3 e muitas, mas muitas substâncias antioxidantes, que, além de conferir aquele aroma característico, contribuem para a saúde das nossas artérias porque impedem a oxidação de gorduras.



Agora as barrinhas de cereais ->




Barra de cereais x Barra de quinua


Barra de cereais - por que maneirar:

Se você está atrás de fibras, saiba: não são todas as barrinhas que disponibilizam boas porções do nutriente. Para piorar, algumas carregam no açúcar e na gordura e há até versões que podem ocultar a famigerada trans. Então, olho vivo no rótulo. 



Embora a maioria das barras tenha o sabor adocicado, o sódio às vezes dá as caras. Uma versão de cereais e banana pode somar 30 mg do mineral 



Barra de quinua - por que aproveitar:

Ela fornece mais proteína. E, de acordo com especialistas, a quinua tem frações proteicas de ótima qualidade. Bom para a musculatura. Outra qualidade é o teor adequado de fibras, que pode chegar a 3,2 em 25 g, e assim dar aquela força ao intestino. 

Esta barrinha contém 15 g de carboidrato, o nutriente que garante disposição.


Mingau 

Mingau de maisena x Mingau de aveia

Mingau de maisena - por que maneirar:
O problema é que ele não é tão rico como o mingau de aveia. Além de perder em relação à quantidade de fibras, não conta com uma preciosidade desse grupo: uma substância chamada betaglucana. Ela desponta como protetora contra o diabete e as doenças cardiovasculares. 


11 g de proteína é o que aparece em um prato de mingau de maisena, já o de aveia oferece 16 g 



Mingau de aveia - por que aproveitar:

Porque ele é feito com o ingrediente que foi um dos primeiros a receber o título de alimento funcional, ou seja, além de nutrir, a aveia ajuda a prevenir doenças. Existem diversas comprovações sobre seu poder na diminuição das taxas de colesterol, o que é essencial para impedir a formação de placas de gordura nas artérias. 



Além de proteger o coração, as betaglucanas da aveia são capazes de modular as células de defesa e barrar inflamações


 


Damasco x Uva passa


Damasco - por que maneirar:
Apesar de ser menos calórico, ele não tem tanta sustância. Para começar, perde feio quando o assunto é potássio, como você confere acima. Também fornece uma quantidade inferior de cálcio: são apenas 5,4 mg, enquanto a uva passa arrasa com seus 15 mg do mineral, que fortalece os ossos. 


Metade do teor de magnésio é o que aparece no damasco: são 4 mg, contra 8 mg da uva, que, nesse caso, é a mais competente para atenuar as tensões 



Uva passa - por que aproveitar:

Porque ela está guarnecida com maior quantidade de um punhado de minerais quando comparada ao damasco. A uva passa pode ser uma ótima opção para repor as energias no meio da tarde porque oferece carboidrato. Mas vale lembrar que é calórica, daí a sugestão de evitar exageros. 



Muito mais fósforo é que você encontra na uva passa: são 33 mg em 2 colheres de sopa. O damasco tem só 4 mg desse nutriente, que atua na memória.








Salgadinhos x Docinhos


Salgadinhos - por que maneirar:
Aqui a intenção é mostrar o perigo escondido nesses minissalgados, que aparecem em coquetéis e festinhas de aniversário. O tamanho pode iludir e o risco de exagero é enorme. Preste atenção! 


A maioria dos petiscos servidos em festas é frita, daí somam quantidades enormes de gordura. Mais uma vez, o conselho: é bom ter cautela 



Docinhos - por que aproveitar:

Além de serem deliciosos, os docinhos das festas fornecem substâncias relacionadas ao bem-estar. Entretanto, tem muita gente que deixa de saboreá-los porque acreditam que eles perpetram atentados contra a cintura fina nessas ocasiões 



Ainda que deixem a gente de bom humor, não é preciso abusar. A cautela é fundamental quando os doces estão à mesa.










Pastel frito x Pastel assado


Pastel frito - por que maneirar:
Dependendo da forma de preparo, este alimento pode apresentar gordura trans. Essa substância dá as caras quando o óleo usado na fritura fica tempo demais sendo reutilizado. E mais um recado para quem não dispensa aquele pastel da feira: observe atentamente a gordura usada durante a fritura. Se estiver escurecida, avermelhada ou marrom e, além disso, cheia de resíduos no fundo do tacho, é indicativo de que está velha. O problema aí é que esses sinais apontam compostos químicos capazes de irritar a parede do intestino e levar à diarreia. 


Na pastelaria ou na feira, espuma no óleo e fumaça denunciam uma temperatura alta demais, o que favorece a formação de radicais livres, moléculas perigosas para nossas células 



Pastel assado - por que aproveitar:

Aqui há economia de calorias e não há risco de se deparar com substâncias maléficas. Para incrementar ainda mais a receita, vale apostar na farinha integral, que contribui com fibras e favorece a digestão. 



Rechear o pastel com palmito é uma boa pedida para fortalecer os ossos. Em 100 g, há 58 mg de cálcio.






Patê de presunto x Patê de atum light


Patê de presunto - por que maneirar:
Ele é bastante calórico e, não bastasse, acumula sódio aos montes. Algumas marcas podem somar até 102 mg do mineral em uma colher pequenina. Tamanho exagero interfere na circulação. Quando há muito da substância no organismo, a tendência é que a sede venha com tudo. E, quanto mais água ingerida, maior será o volume de líquido na corrente sanguínea. Toda essa inundação repentina tem a ver com inchaços e, para piorar, pode levar ao aumento da pressão arterial, um mal que abre as portas para o acidente vascular cerebral, o derrame 


Patê de atum light - por que aproveitar:

Por que aproveitar Porque o atum é fonte de ômega 3. Estudos mostram que essa gordura reduz a barriga e aumenta o gasto energético. Para completar, regula a saciedade e assim evita a fome excessiva e os abusos calóricos. 



Este patê oferece um mix interessante de gorduras, as mono e as poli-insaturadas, que beneficiam a circulação.






Misto-quente x Sanduíche de ricota com peru


Misto-quente - por que maneirar:
Porque seu recheio, que reúne fatias de queijo prato ou mussarela e presunto, concentra boas porções de sódio, gordura saturada e calorias. Ou seja, trata-se de uma combinação de ingredientes bombástica, no mau sentido, para a saúde. 


O sanduíche oferece cerca de 907 mg de sódio, um exagero, já que se recomenda ingerir o total de 2 400 mg ao longo do dia 



Sanduíche de ricota com peru - por que aproveitar:

Ele aumenta o pique graças ao carboidrato do pão e ainda oferece cálcio e proteína, vindos da ricota e do peito de peru. E o melhor é que não soma muitas calorias e tem menor quantidade de gordura e sódio, quando comparado com o misto-quente. 



Este sanduíche oferece 2,5 g de fibras, enquanto o misto feito de pão branco tem 1,4 g do nutriente.






Iogurte sabor frutas x Iogurte com geleia de fruta


Iogurte sabor frutas - por que maneirar:
Primeiro porque ele pode carregar até 30 g de açúcar, o que não é nada bom para os dentes porque a substância arrasa com o esmalte e detona cáries. Além disso, costuma apresentar corantes que são acusados de causar alergias. 


Em 1 pote de 170 g de iogurte de frutas há 5 g de gordura 



Iogurte com geleia de fruta - por que aproveitar:

Porque a geleia de frutas dispõe de pigmentos que, além de darem cor ao alimento, protegem as nossas células. O iogurte natural, por sua vez, contém mais cálcio do que a versão de frutas: são 280 mg, contra 170 mg. Essa vantagem ajuda no fortalecimento do esqueleto. 



Essa combinação nos brinda com pectina, uma fibra que beneficia as artérias.






Mussarela de vaca x Mussarela de búfala


Mussarela de vaca - por que maneirar:
Os cubos singelos deste queijo podem acabar com o equilíbrio da dieta. É que são calóricos e estão cheios de gordura, com destaque para a saturada. Outro problema dessa mussarela é fornecer mais colesterol do que a concorrência: são 39 mg, contra 25 mg da feita com leite de búfala. 


12 g de gordura é o que aparece em uma porção de 50 g deste queijo 



Mussarela de búfala - por que aproveitar:

Trata-se de uma opção de sabor suave e delicado para servir de petisco. Acrescenta proteína e cálcio ao cardápio. Além de oferecer tudo isso, concentra menos calorias, colesterol e sódio do que a versão feita com o leite da vaca. 



Não se enrole com o tamanho do nó. É que existem alguns grandalhões e, óbvio, bem mais calóricos.






Coxinha x Empada


Coxinha - por que maneirar:
Este salgado tipicamente brasileiro junta na massa a farinha de trigo, a batata e o leite. Já no seu recheio são indispensáveis o frango e o requeijão cremoso, além de temperos a gosto do freguês. Depois de preparada, ela é empanada em farinha de rosca e ovos e o gran finale é ir para a panela com óleo fumegante. Ora, uma receita assim, nem é preciso dizer, soma calorias de montão e gordura. E, dependendo da maneira como é feita a fritura, pode acumular compostos que levam a desarranjos intestinais. 


Uma coxinha média pode fornecer até 23,5 mg de colesterol, uma substância que deve ser consumida com moderação 



Empada - por que aproveitar:

Como ela não é frita, acaba com um pouco menos de gordura em comparação com a sua rival são 5 g em 1 unidade. E, no caso de uma empada recheada com palmito, os teores do mineral dos músculos, ou seja, de potássio, chegam a 125 mg, enquanto a coxinha oferece apenas 61. 



Em uma empada média de palmito, há 13 g de carboidrato, o nutriente que aumenta o pique.






Quibe frito x Quibe assado


Quibe frito - por que maneirar:
Apesar de a receita somar bons ingredientes, o que bota tudo a perder é o modo de preparo. Quando vai à imersão na gordura, o quibe acaba concentrando muitas calorias e fica engordurado demais. E não importa se o óleo usado é de canola, soja ou girassol, todos eles se transformam quando expostos ao calor excessivo. O resultado é que substâncias benéficas acabam se metamorfoseando. E assim podem surgir desde compostos que trazem danos digestivos até verdadeiras vilãs, caso da trans, que prejudica as artérias e está por trás da obesidade. 


Quanto mais gorda a carne usada para preparar o quibe, mais conturbada será a digestão 



Quibe assado - por que aproveitar:

Por que aproveitar Pelo fato de ir para o forno e não para a frigideira, aqui há uma boa economia de calorias e de gorduras. Dessa maneira, ressaltam-se as virtudes de seus componentes. O trigo, por exemplo, é uma fonte de vitaminas do complexo B, que contribuem para o bom humor e afastam o desânimo. 



A receita de quibe traz ingredientes cheios de fibras, que asseguram o bom funcionamento do intestino.






Esfirra de carne x Esfirra de vegetais


Esfirra de carne - por que maneirar:
O que desfavorece o alimento é a carne moída que entra na receita e, se o cozinheiro errar a mão, a esfirra passa a ser ainda menos saudável. No final das contas, o problema do alimento é sua concentração de calorias e de gorduras. 


8,8 g de gordura total é o que pode aparecer na esfirra de carne, sendo que boa parte é saturada, que, além da conta, financia a obesidade 



Esfirra de vegetais - por que aproveitar:

Justamente por causa de seu recheio. Se a receita levar escarola, acaba enriquecida com boas doses de uma substância conhecida como inulina. Esse carboidrato especial funciona como uma espécie de fibra e alimenta as bactérias benéficas que povoam o nosso intestino. Essa ação fortalece nossas defesas e afasta gripes e resfriados. Porém, se a preferência for pelo espinafre, a esfirra passa a ter ácido fólico, uma vitamina do complexo B que ajuda a aplacar a tristeza. 



Optar por esfirras de vegetais é uma boa para a saúde das artérias e ainda dá uma força ao processo digestivo.






Cream cheese x Cottage


Cream cheese - por que maneirar:
Apesar de sua aparência light, ele acumula uma quantidade considerável de calorias. Sem falar na gordura: são 7,2 g em uma porção de 30 g, enquanto o queijo cottage oferece 1,8 g do nutriente, que pode levar à obesidade se consumido em excesso. 


1 colher de sopa de cream cheese contém 123 mg de sódio 



Cottage - por que aproveitar:

Ele é uma boa opção para reforçar o lanche de quem precisa controlar o peso, já que é leve e contém nutrientes essenciais ao emagrecimento, como o cálcio. Estudos mostram que o mineral interfere com o desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura. Há evidências de que sua carência provoque um desequilíbrio no organismo que faz com que os adipócitos inchem. O resultado dessa equação pode disparar o ponteiro da balança. Por isso, é importante garantir fontes saudáveis da substância, como o cottage.






Quiche de queijo x Quiche de alho-poró


Quiche de queijo - por que maneirar:
Porque ela soma uma porção de ingredientes suspeitos de causar danos à saúde. Há desde a manteiga até o creme de leite, passando, obviamente, pelos queijos gordos. Todos eles são fontes de gordura saturada e de colesterol e o exagero com essa dupla pode catapultar o risco de derrame. 


Como faltam vegetais na preparação, não há quantidade importante de fibras e assim o intestino acaba no prejuízo 



Quiche de alho-poró - por que aproveitar:

Graças ao ingrediente usado em sua cobertura, esta torta europeia é menos calórica e engordurada e ainda oferece compostos sulfurosos que têm ação antibacteriana. O alho-poró também é rico em fibras, que contribuem para a saciedade. 



Esta quiche contém 17 g de gordura em 1 fatia, são 10 g de diferença em relação à de queijo.






Pão de batata x Pão de queijo


Pão de batata - por que maneirar:
Dois problemas aparecem aqui. O primeiro é que não existem porções pequeninas desse tipo de pão e, grandalhão assim, ele acaba mais calórico. O segundo é o queijo cremoso, ingrediente que quase sempre vai parar no seu recheio e está cheio de gordura saturada e de colesterol. 


O pão de batata esconde até 11 g de gordura, o que pode ser prejudicial à circulação 



Pão de queijo - por que aproveitar:

Está na cara, ou melhor, no tamanho. Pequeno, o pão de queijo acumula menos calorias, porém é óbvio que a sugestão é parar no primeiro — é o suficiente para obter carboidrato e outros nutrientes perfeitos para espantar aquela canseira. 



Ele contém cálcio, mineral que combate a osteoporose: são 74 mg em uma unidade.






Batata frita x Chips de abobrinha assada


Batata frita - por que maneirar:
Primeiro porque é calórica e segundo porque é frita, assim acaba bastante engordurada. Por falar nisso, observe no rótulo se a gordura vegetal hidrogenada faz parte da lista de ingredientes. Esse nome ajuda a denunciar a presença da trans, a inimiga do coração. 


1 1/2 xícara de chips de batata frita carrega 129 mg de sódio, um atentado contra as artérias 



Chips de abobrinha assada - por que aproveitar:

Porque esse petisco é pouco calórico e não tem nenhuma suspeita de apresentar a temível gordura trans na sua composição. A abobrinha oferece magnésio, um nutriente que, junto do cálcio, combate a osteoporose. Se o alimento for preparado com um fio de azeite, pode ficar ainda mais gostoso e nutritivo. 



Uma porção de 25 g desse chips de abobrinha pode oferecer até 2 g de fibras e ajudar na digestão.






Pipoca de micro-ondas x Pipoca de panela


Pipoca de micro-ondas - por que maneirar:
Ela pode conter a gordura trans, uma substância que, em excesso, propicia o acúmulo de tecido adiposo na região abdominal e interfere com os níveis da insulina. O final dessa novela dramática se resume em ganho de peso e diabete do tipo 2. 


Sua porção gordurosa chega a 12,7 g em 2 1/2 xícaras de chá 



Pipoca de panela - por que aproveitar:

Quando o milho de pipoca passa por altas temperaturas, o conteúdo guardado em sua capa de fibras incha de tal forma que a pressão lá dentro fica insuportável, levando ao estouro. Como num passe de mágica, o grão duríssimo transforma-se em um macio floco branco. O melhor é que esse novo formato contém uma substância que cada vez mais chama a atenção de cientistas: o amido resistente. No nosso organismo, esse carboidrato passa quase intacto pelo aparelho digestivo e dessa forma não provoca altas repentinas nos níveis de glicose, o que auxilia na diminuição do risco do diabete do tipo 2.





Bom meninas por hoje é isso semana que vem vamos com a quinta parte falando sobre bebidas ^^ . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário