segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diferança entre gripe e resfriado saiba como cuidar.



Olá meninas com a chegada do inverno que vem vindo por ai, junto vem a gripe e resfriados indesejáveis.
Saiba diferenciar elas e qual a melhor forma de cuidar. E alimentos para ajudar a prevenção.
Gripe
Sintomas
Febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça e pelo corpo, cansaço físico.
O que é
É um problema respiratório causado pelo vírus influenza. Ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com o resfriado, cujos sintomas são mais leves. O influenza consegue se apoderar de células das vias aéreas e, para conter essa invasão, o sistema imune recruta anticorpos e dispara uma baita reação inflamatória. No final das contas, não é apenas o aparelho respiratório que sente o ataque — o corpo inteiro padece de dores e daquela sensação de moleza. O impacto da agressão varia de acordo com as condições do hospedeiro — não por menos, a gripe costuma ser mais nefasta para os bebês e para quem já passou dos 70 anos.
Tratamento
São adotados remédios que atenuam os sintomas, como os antitérmicos, os analgésicos e os descongestionantes nasais. Depois de avaliar o caso, o médico pode receitar apenas repouso ou recorrer também a antivirais, cuja função é justamente exterminar o influenza. Casos mais graves exigem internação para evitar complicações como pneumonias.
Prevenção
Lavar sempre muito bem as mão, evitar o contato com pessoas com sintomas da gripe e, se possível, não frequentar locais apinhados de gente, como creches, estações de trem e aeroportos – todas essas ações contribuem para frear o contágio. Uma medida excelente, recomendada sobretudo a crianças pequenas e idosos, é tomar a vacina. Ela ensina o sistema imune a criar um pelotão atento, capaz de desmobilizar o ataque do influenza.

Resfriados
Sintomas
Espirros, congestão nasal e coriza.
O que é
Trata-se de um problema bastante comum que acomete as vias aéreas superiores — especialmente o nariz. Diferentemente da gripe, os sintomas são bem mais brandos. São vários os autores da encrenca — todos vírus, vale frisar. A quadrilha pode ser formada por rinovírus, parainfluenza e alguns tipos de adenovírus. Eles acabam agredindo a mucosa do nariz e, como resposta, o organismo ordena a produção de muco para eliminá-los.
Tratamento
Não há remédio específico para os vírus do resfriado. Os medicamentos usados — caso dos descongestionantes nasais — combatem os sintomas até que o sistema imune se encarregue de abafar os invasores. Ficar de repouso pode ajudar.
A higiene das mãos e do nariz é o jeito mais seguro de evitar a contaminação pelos vírus. Um estilo de vida saudável ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente para expulsar qualquer agressor. Até porque os agentes do resfriado não podem ser detidos por vacinas.Prevenção

Vitaminas e alimentos que ajudam
VITAMINA A: tem ação antiinflamatória. É encontrada no pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema, abacaxi.
VITAMINA B: aumenta a imunidade do organismo. Está presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.
VITAMINA C: atua como antioxidante, aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização. Pode ser encontrada no kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, acerola, limão e poncã.
ZINCO: presente em alguns alimentos, como aveia, feijão e leite, colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno.

Alguns alimentos são capazes de deixar o seu organismo mais resistente
INHAME: fortalece os gânglios linfáticos
CANJA DE GALINHA: muito receitada pelas nossas avós, é um prato nutritivo e saudável. Estudos comprovam que o calor e um aminoácido chamado cisteína, liberado quando a carne da galinha é cozida, torna o catarro menos espesso. Servida quente, ainda melhora a expectoração.
GOIABA: rica em vitamina C, é uma arma poderosa contra infecções, fadiga e processos alérgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário