segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Óleos funcionais realmente não engordam? Quais são seus benefícios?




Os óleos funcionais não engordam, porém, não é recomendável consumir grandes volumes, até porque pequenas dosagens já são necessárias para usufruir de seus benefícios. Por serem ricos em ácidos graxos insaturados, eles possuem ações anti-inflamatórias que auxiliam a eliminar gorduras. Além disso, eles agem como moduladores hormonais e ajudam a diminuir os sintomas da TPM e da menopausa. Os óleos funcionais ricos em ácidos graxos da família ômega 9, como o óleo de avelã e mecadâmia, também ajudam a diminuir concentrações de colesterol ruim e aumentam as concentrações de colesterol bom. Todos os tipos de óleos funcionais são ricos em vitaminas E, portanto, também contribuem para uma pele mais saudável e bonita e na produção de hormônios femininos.

Quais os óleos funcionais mais indicados nas dietas e qual a quantidade que deve ser ingerida para fazer efeito?
Os mais indicados são: macadâmia, semente de abobora, avelã, linhaça, amêndoa, castanha-do-pará, gergelim e coco. O óleo de coco também estimula a queima de gordura. Um dos beneficio mais relevantes dos óleos para aquelas que querem perder peso é a inibição de apetite, causada pelo aumento de hormônios intestinais que induzem a saciedade. A quantidade diária para ser ingerida varia entre duas colheres de chá à duas colheres de sopa, entretanto, é aconselhável procurar um especialista, pois a quantia exata depende do tipo físico da pessoa.
Existe alguma contraindicação?
Cada óleo difere muito em sua composição, incluindo o tipo de gordura presente, portanto as contra-indicações são muito particulares. Em geral, os óleos podem causar mal estar em pessoas que tem dificuldade de digerir gordura, mas fora isto não há nenhuma outra contraindicação relevante
A prática de exercícios físicos é necessária para que os óleos façam efeitos?
A prática regular de exercícios físicos junto a uma dieta balanceada é sempre recomendada para quem quer perder peso, porém, isto não acelera os efeitos dos óleos funcionais, com exceção do óleo de coco, que aumenta a queima de gordura promovida pelo exercício. Os óleos em si garantem os benefícios já citados. Mas preste atenção, porque eles não são milagrosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário