segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Frutas podem ajudar a combater a imunidade baixa



O estresse atinge cerca de 90% da população mundial. Segundo especialistas em Nutrição, uma das formas de combater esse mal é comer. Mas é preciso escolher os alimentos certos, que ajudam a aliviar a tensão. Entre eles, os que contêm gorduras boas, como o abacate.
Pessoas estressadas têm um aumento do nível do hormônio cortisol no sangue, o que desencadeia diversos sintomas, como tensão muscular, cansaço, desânimo e até compulsão alimentar. Segundo a nutricionista do Mundo Verde Thaís Souza, o primeiro passo é combater o aumento excessivo da produção deste hormônio. "As gorduras boas combatem o aumento dos níveis do cortisol. Elas estão presentes em óleos vegetais e no abacate", afirma.
Outro hormônio relacionado ao estresse é a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Para aumentar a produção dele, é preciso consumir ingredientes como quinua, arroz integral, leguminosas (feijão e soja), chocolate amargo, banana e algas.
Uma das atitudes mais comuns em pessoas estressadas é comer muito. Para combater este sintoma - que pode acarretar obesidade, hipertensão e diabetes -, a recomendação é ingerir cereais integrais, frutas e hortaliças.
Os sintomas e seus antídotos

Cansaço e desânimo
Para evitá-los, escolha fontes de vitamina B, como sementes de girassol e gergelim. Elas ajudam no fornecimento de energia.
Imunidade baixa
Sementes também têm zinco, antioxidante encontrado igualmente em frutas vermelhas, verduras e legumes. Ele combate radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
Tensão muscular
O consumo de oleaginosas, como castanhas, nozes, aveia e semente de abóbora, ricas em magnésio, ajudam no relaxamento dos músculos.
Insônia
Chás de camomila, erva doce e cidreira ajudam a relaxar, acalmar e induzir o sono perdido.
Compulsão por comer
Alimentos ricos em fibras, como cereais e frutas, dão sensação de saciedade e diminuem o apetite, fazendo a pessoa comer menos
só no O Mundo Mulher tem dicas de como cuidar bem de você mesma... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário