segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Óleo de coco emagrece mesmo?



Se tem um óleo que pode ser considerado o queridinho do momento, é o de coco extravirgem. Extraído do fruto maduro, ele virou febre principalmente entre aqueles que desejam se livrar de vez das dobras que teimam em se espalhar por diversas partes do corpo.

Para pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, todo esse auê é compreensível. Eles prescreveram uma dieta de manutenção de peso a 30 homens com um grau de obesidade leve. Enquanto metade consumiu 1 colher de sopa cheia de óleo de coco todo santo dia, a outra teve de engolir óleo de soja, na mesma porção.

Em 45 dias, o resultado agradou: apesar de o óleo proveniente da fruta ser cheio de gordura saturada e calorias, ele ajudou a reduzir o índice de massa corporal, o volume de gordura e a circunferência na cintura de quem o incorporou à dieta. Além disso, contribuiu para o aumento de massa magra, ou seja, músculo puro. "Há o caso de um paciente que perdeu cerca de 7 quilos", revela a nutricionista Christine Erika Vogel, uma das responsáveis pela investigação.

De acordo com a especialista, o óleo auxiliaria no emagrecimento porque carrega um tipo de gordura conhecido como triglicerídeo de cadeia média, com destaque para o ácido láurico. E esse tal de ácido láurico gera energia na célula de forma acelerada. "As outras versões precisam de uma enzima para realizar esse processo, acumulando-se mais facilmente na forma de gordura corporal", explica. Na prática, o óleo de coco turbinaria o gasto energético, favorecendo, assim, a degola dos pneus.
Ficha técnica
Energia
110 calorias em 1 colher de sopa
Consumo diário ideal 2 colheres de sopa
Dicas de uso como tempero de saladas ou adicionado a pratos quentes, salada de frutas, bolos e sucos .
Veja a reportagem completa na revista Saúde.

2 comentários:

  1. Oi quero só deixar um depoimento referente ao óleo de coco... Minha irmã usou e começaram a surgir muitas espinhas em seu rosto e uma colega de academia está fazendo tratamento de pele, pois estourou minhas espinhas em suas costas... Então fica a dica, as duas usaram óleos de marcas diferentes! Pode ser que cada orgânismo reaja diferente e o delas acabou rejeitando, sei lá...Bjus

    www.simplesmentemiss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi legal pela dica,as reportagem falam sobre a eficaz.Mas nunca dos efeito colaterais,pode ser que seja um desses.Valeu a dica. bjs...

      Excluir